A educação especial e a inclusão no Campus Goiânia Oeste – IFG: uma análise a partir da implementação do Napne
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, NapneResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de inclusão dos estudantes público alvo da educação especial partir da implementação do NAPNE no Campus Goiânia Oeste - Instituto Federal de Goiás. Para tanto, realizamos breve levantamento bibliográfico sobre a educação especial no Brasil e os princípios da educação profissional no âmbito do IFG e, por fim, procedemos com uma reflexão de como a atuação do NAPNE afeta o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especificas no Campus Goiânia Oeste. O percurso metodológico constitui-se por uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa, bem como uma pesquisa de campo realizada a partir da aplicação de questionário on line. Os resultados nos mostram que são vários os desafios e entraves enfrentados pelo NAPNE do Campus Goiânia Oeste IFG, sendo emergente a necessidade de se ampliar os investimentos de recursos humanos e financeiros em ações de caráter inclusivo no âmbito do IFG.