VIAGEM À RENASCENÇA: JOGANDO E APRENDENDO ARTE E HISTÓRIA (XV-XVII)

Autores

  • Jordana Assunção
  • Júlia Fortunato
  • Mariana Amorim Romero

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, Ensino de História, Ensino de Arte, Renascimento, Jogos

Resumo

O intuito deste trabalho era construir um jogo que despertasse o desejo dos jovens e adolescentes para o estudo e compreensão da história bem como a contextualização do renascimento (séculos XV a XVII), período de inovações tecnológicas e grandes riquezas no mundo das artes. O jogo de tabuleiro “Viagem à renascença” foi desenvolvido a partir dessa característica: um jogo de tabuleiro, em que os estudantes devessem ler as dicas e por meio delas descobrir qual obra de arte deve procurar. Neste trabalho iremos discorrer sobre as descobertas feitas pelo mundo renascentista europeu e as ferramentas utilizadas para a elaboração e desenvolvimento do jogo. Os processos e construção do jogo, as dificuldades nele encontrada a partir do ponto de vista didático em que o jogo foi construído são trazidos para a discussão com o objetivo de pensar e desenvolver o funcionamento desta ferramenta no ensino de História.

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Publicado

2024-07-26