CURSOS E FORMAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: NOÇÃO E EXPECTATIVA DOS ESTUDANTES DE ITUMBIARA
Palavras-chave:
acesso, ensino superior, conhecimento, estudantesResumo
A pesquisa buscou compreender o nível de conhecimento que os estudantes do ensino médio da cidade de Itumbiara-GO têm sobre as formas de acesso ao ensino superior, os cursos das instituições públicas e privadas existentes na região, bem como a expectativa, ou seja, os cursos que os estudantes pretendem acessar. Foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa, descrevendo e analisando dados obtidos entre estudantes de nível médio da rede estadual de educação. Dados secundários contribuíram para análise e foram extraídos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do OPNE (Observatório do Plano Nacional de Educação) e do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Segundo dados do INEP, entre os 1,7 milhão de estudantes que concluíram o ensino médio em 2021, somente 26% fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sendo que em 2023 esse número subiu para 46%. Não obstante esse aumento, ainda é um grande desafio identificar os motivos da não participação e estimular a outra metade, os estudantes que não fazem a prova, a participarem do processo. Na cidade de Itumbiara, identificamos que essa participação tem uma diferença significativa entre os próprios colégios da rede pública estadual, variando entre 15% e 91%, o que nos provocou sobre a necessidade de uma melhor compreensão desta realidade. A pesquisa foi aplicada na cidade de Itumbiara-GO, a partir da lista de colégios estaduais que oferecem o ensino médio, em diálogo com a CRE (Coordenação Regional de Educação) e buscou contribuir para o êxito das políticas de ofertas de cursos e vagas das instituições públicas de ensino superior localizadas na região de Itumbiara e com o aprimoramento das informações disponibilizadas aos estudantes acerca do acesso ao ensino superior. Foram aplicados questionários em dois colégios com distintas realidades sócio econômicas e étnico-raciais, um situado em região central de Itumbiara (Félix de Almeida) e outro em região mais periférica (José Flávio Soares). O resultado evidenciou diferenças acerca dos conhecimentos básicos sobre as instituições de ensino superior e as formas de acesso, e indicou, portanto, a necessidade de ampliação dos espaços para que esses estudantes possam se apropriar destas informações tão importantes para suas decisões.