SIMULADOR DE MONITOR MULTIPARAMÉTRICO DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE ALUNOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
simulador, ensino, enfermagem, materiais de ensinoResumo
Os profissionais técnicos em enfermagem são um dos que estão na linha de frente na assistência junto aos pacientes. E, ter segurança na realização dos cuidados prestados é primordial. Tal segurança certamente é adquirida à medida que há a atuação na prática profissional. Entretanto, ter conhecimento na formação acadêmica é de grande relevância para o preparo desse futuro profissional. Mediante o relato de uma aluna egressa do curso técnico em enfermagem integrado à educação de jovens e adultos (EJA) do IFG-campus Águas Lindas, que em seu primeiro campo de trabalho sentiu medo e insegurança ao se deparar com um “aparelho” (monitor multiparamétrico) conectado ao paciente, por não saber manusear, surgiu a ideia de propiciar aos discentes um contato, ao menos simulado, a esse tipo de tecnologia, ainda em sua formação acadêmica. O objetivo foi criar e avaliar o uso de simulador de monitor multiparamétrico de baixo custo na aprendizagem de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem integrado na modalidade EJA de uma Instituição Federal de ensino.A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativa, quase experimental, com discentes matriculados no curso técnico de enfermagem do IFG-Câmpus Águas Lindas. Foi feita a aplicação de três etapas utilizando questionário com questões relacionadas ao uso e funcionamento do monitor. Os questionários foram aplicados antes da abordagem teórica do assunto, após a abordagem teórica e após momento de contato com simulador de monitor multiparamétrico. Os dados foram tabulados e analisados de modo relativo e absoluto. Para comparação da média de acertos nos questionários foi realizado o pareamento utilizando o Teste t. O nível de significância considerado foi de p<0,05. A análise dos dados foi realizada no programa SPSS (Statiscal Package for Social Sciences) 18.0 para Windows.No total, a pesquisa contou com a participação de 10 estudantes, idade média 34,6 anos, sendo todas do sexo feminino e nunca manusearam um monitor multiparamétrico. As médias de acertos nos questionários aplicados logo após a finalização do curso teórico foi de 11 pontos e após a participação com uso do simulador foi de 11,4 pontos, observando um aumento em comparação à avaliação feita antes do início do momento formativo (7,9 pontos).O uso de simuladores de monitor multiparamétrico de baixo custo pode ser uma ferramenta valiosa no processo de ensino de discentes de enfermagem. Embora a introdução teórica tenha gerado um aumento significativo no desempenho dos alunos, o uso do simulador consolidou o conhecimento adquirido, reforçando a importância da prática no processo de aprendizagem.