ESTADO E EDUCAÇÃO EM GOIÁS: DISCURSOS E AÇÕES (1930-1945)

Autores

  • Gustavo Bruno Silva
  • Luciene Maria Bastos

Palavras-chave:

Política Educacional, Estado de Goiás, Educação Nova

Resumo

A Revolução de 1930 no Brasil, trouxe mudanças significativas no cenário político e social do país. Nesse contexto, o Estado assumiu um papel de conciliador e a educação tornou-se uma ferramenta central para esse processo de conciliação e transformação social, especialmente com a adoção dos ideais da "Escola Nova". Em conformidade a essa política nacional, em Goiás, entre 1930 e 1945, Pedro Ludovico Teixeira desenvolve sua política educacional. A relevância dessa pesquisa situa-se em sua contribuição para a compreensão das políticas educacionais empreendidas em Goiás de forma crítica. Se trata de pesquisa muito relevante para uma instituição de ensino e, especificamente, uma instituição de formação de professores, sujeitos que devem ter profundo conhecimento da realidade histórica que constituiu a sociedade brasileira e, especialmente, a sociedade goiana. Com tais premissas, a presente pesquisa objetivou conhecer as medidas do governo de Goiás no setor educacional e compreender o “novo” sentido atribuído à educação nos discursos oficiais (Correio Oficial), relatório do governo de 1933 e na prática política do Estado no período de 1930 a 1945. Trata-se de pesquisa documental, de natureza teórica, que objetivou o estudo de categorias/concepções fundamentais para o entendimento do objeto de estudo; constitui-se também em estudo e busca pelo conhecimento acumulado sobre o tema/problema. Destarte, a pesquisa foi mediada pela metodologia qualitativa: estudo e análise teórica. O estudo teórico se pautou em elucidar as categorias progresso, política educacional e escola nova, se fundamentando em Dupas (2007), Oliveira (2010) e Teixeira (1979). A pesquisa possibilitou compreender que nas décadas de 1930 o governo de Goiás implementou medidas educacionais para erradicar o analfabetismo, expandindo sua rede de ensino, e difundiu amplamente o discurso da importância da educação no desenvolvimento do Estado e da nação. Goiás se alinhou com os projetos nacionais da “Macha para oeste”, desenvolvendo ações para disseminar a educação em zonas rurais com intuito de inserir Goiás na expansão capitalista como produtor de alimentos. O discurso sobre a importância da educação renovada no desenvolvimento do Estado arrefece nas décadas de 1940.

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Publicado

2025-07-11