POSSIBILIDADES DE USO DAS ANIMAÇÕES TELEVISIVAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA ESCRITA E ENSINADA

Autores

  • Ediclecio Nobre
  • Flávia Machado

Palavras-chave:

Ensino de História, Animações televisivas, Miraculous, Referências Históricas

Resumo

No Ensino de História, diversos alunos perdem o interesse nas aulas devido a uma visão problemática em relação a essa área tão rica. Mas existe um universo riquíssimo, cheio de referências históricas que são as animações televisivas, uma ferramenta que não é muito utilizada e se manuseada de maneira incorreta pode ter um efeito contrário ao ser inserida dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho é mostrar caminhos para o uso dos desenhos animados no ensino da história, por meio das reflexões de alguns autores como Marcos Napolitano (2003), Marcello Neto (2012) e José D’Assunção Barros (2019). Neste projeto, utilizaremos a animação francesa Miraculous: As Aventuras de Ladybug e Cat Noir (2015-atualmente) como fonte histórica, com o intuito de refletir sobre as possibilidades de uso dos desenhos no Ensino de História. Essa animação é recheada de referências históricas que exigem um senso crítico para filtrar o que realmente é útil para a disciplina, tendo o cuidado de diferenciar o que ocorreu na realidade do que foi apresentado com elementos ficcionais nas séries. Além disso, trabalharemos com o conceito de fonte histórica e como nosso material de pesquisa se encaixa dentro de fontes que só começaram a ser aceitas na historiografia após inovações nesse campo. Também abordaremos a ascensão das animações na indústria televisiva e cinematográfica, permitindo que essa área fosse “descoberta” pela história. Por fim, relacionaremos e analisaremos alguns episódios dessa animação com temas históricos interessantes que são apresentados de forma bastante lúdica. Antes dessa análise, verificaremos o que é animação, as regras, demandas e as consequências do uso da animação dentro da sala de aula. Assim, ao final, buscaremos definir se a escolha dessa obra foi realmente acertada e se é possível utilizar esse material dentro do âmbito escolar na história escrita e ensinada verificando se essas representações dentro da série são de fácil entendimento ou não para os alunos.

Downloads

Publicado

2025-07-11