AS CRIANÇAS E A CIÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM CRIANÇAS DE DOIS A TRÊS ANOS
Resumo
Este texto é resultado de um projeto realizado em uma instituição de educação infantil, com crianças de dois a três anos. O objetivo geral foi oportunizar às crianças a compreensão da dinâmica dos fenômenos da natureza em sua gênese, permanência e desenvolvimento, tendo como princípio a relação estabelecida entre os homens e a natureza, de forma sistematizada e adequada à sua etapa de desenvolvimento. Como objetivos específicos explorar o próprio corpo para conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os sons que ele pode produzir (sons da boca, mãos, pés, dedos); experienciar situações coletivas com objetos que estimulem a percepção visual, tátil e sonora; perceber a existência de diferentes tipos de seres vivos, observando animais e plantas; compreender que existem os seres não vivos, os quais destacam-se os elementos: água, ar e solo; observar a presença ou ausência dos astros (lua e sol), e que estes surgem e desaparecem do nosso campo de visão; identificar as vestimentas apropriadas de acordo com a temperatura. Utilizamos a abordagem metodológica pesquisa-ação. Segundo Franco (2005), é uma pesquisa eminentemente pedagógica. Concluímos que é possível oportunizando às crianças a compreensão dos fenômenos da natureza, de forma sistematizada e adequada à sua etapa de desenvolvimento.