CIRCUITOS ARTÍSTICOS: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vanessa Nogueira Matos Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa-ação realizado no ano de 2022 e 2023 numa instituição de Educação Infantil (EI), campo da Universidade Federal de Jataí (UFJ), que atende crianças de dois a três anos e onze meses. O objetivo do projeto foi desenvolver o contato da criança com o mundo sensível por meio da Arte, compreendendo a arte como um espaço de experimentação, ampliando o repertório cultural por meio de conhecimentos artísticos vinculados à natureza. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. De acordo com Franco (2005) é uma pesquisa eminentemente pedagógica que cientificiza a prática educativa. Os resultados revelaram que a intervenção pedagógica contribuiu para a formação humana, conseguindo despertar a atenção para diversos tipos de histórias: contos e literaturas infantis; identificar as características de texturas: macio, áspero, liso rugoso, duro e mole; despertar a percepção auditiva ouvindo vários estilos de músicas. Entendemos também que a organização do trabalho do professor de Arte, deverá ser um trabalho pedagógico contínuo e sistematizado dos conhecimentos artísticos, levando em conta o desenvolvimento desde a mais tenra idade com mediações intencionais e de qualidade.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

NOGUEIRA MATOS, V.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. CIRCUITOS ARTÍSTICOS: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 175–184, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1078. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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