PINTANDO O SETE: A ARTE COM BEBÊS
Resumo
O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa-ação desenvolvido no Estágio Curricular Obrigatório II - Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí, realizado no Berçário I no CMEI Cidália Vilela. A temática abordada foi “Arte na Educação Infantil: o trabalho sensorial com bebês”, emerge da importância em desenvolver os aspectos sensoriais e estéticos, considerando sua relevância no desenvolvimento humano. O projeto foi elaborado a partir do levantamento de demandas realizadas no Estágio Curricular Obrigatório I. Objetivamos com esse trabalho explicitar a prerrogativa de trabalhar com a Arte na Educação Infantil especificamente com os bebês de até 1 ano e 6 meses de idade, visto que essa fase da Educação Básica deve possibilitar o acesso da criança aos bens culturais acumulados pela humanidade, contribuindo para a sua formação cultural e social. No decorrer do trabalho, foi possível evidenciar a importância dos berçários como um espaço dedicado ao encontro de bebês e profissionais da educação, sendo esse crucial para a formação. Ademais, é notória a efetivação do ensino dos conhecimentos historicamente acumulados para bebês, acessando diversas dimensões do desenvolvimento humano, a partir da arte.