PINTANDO O SETE: A ARTE COM BEBÊS

Autores

  • Geovanna Assis Silva Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa-ação desenvolvido no Estágio Curricular Obrigatório II - Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí, realizado no Berçário I no CMEI Cidália Vilela. A temática abordada foi “Arte na Educação Infantil: o trabalho sensorial com bebês”, emerge da importância em desenvolver os aspectos sensoriais e estéticos, considerando sua relevância no desenvolvimento humano. O projeto foi elaborado a partir do levantamento de demandas realizadas no Estágio Curricular Obrigatório I. Objetivamos com esse trabalho explicitar a prerrogativa de trabalhar com a Arte na Educação Infantil especificamente com os bebês de até 1 ano e 6 meses de idade, visto que essa fase da Educação Básica deve possibilitar o acesso da criança aos bens culturais acumulados pela humanidade, contribuindo para a sua formação cultural e social. No decorrer do trabalho, foi possível evidenciar a importância dos berçários como um espaço dedicado ao encontro de bebês e profissionais da educação, sendo esse crucial para a formação. Ademais, é notória a efetivação do ensino dos conhecimentos historicamente acumulados para bebês, acessando diversas dimensões do desenvolvimento humano, a partir da arte.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

ASSIS SILVA, G.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. PINTANDO O SETE: A ARTE COM BEBÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 236–245, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1088. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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