OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS NA PERSPECTIVA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS

Autores

  • Lucidária Paes Ferreira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás
  • Adelino Cândido Pimenta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás

Resumo

O presente resumo apresenta a proposta de um produto educacional desenvolvido junto ao programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí e tem como objeto de estudo a produção de significados para números inteiros negativos no ensino médio, na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. O objetivo do produto educacional é de elaborar e aplicar uma sequência didática contextualizada com base nas intervenções realizadas. A pesquisa se justifica por buscar soluções para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos, de forma que o conteúdo faça sentido à realidade do aluno, em que ele possa fazer assimilações do conhecimento adquirido com problemas que vivencia em seu cotidiano. Temos dentre os resultados esperados como produto educacional uma sequência didática a ser aplicada em outros contextos escolares.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

PAES FERREIRA NUNES, L.; CÂNDIDO PIMENTA, A. OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS NA PERSPECTIVA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 368–374, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1104. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)