POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DA HIPERMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENDENDO OS FUNGOS

Autores

  • Maria Neide Filha Semec
  • Leonora Malheiro Ferreira Secreatria Municipal de Aparaecida de Goiânia
  • Marcel Andrei de Sousa Lima Seduc

Resumo

O presente texto relata uma proposta de ensino, que objetiva verificar a potencialidade pedagógica da hipermídia como recurso didático para o ensino do conteúdo fungos, na turma de 5º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola municipal de Aparecida de Goiânia, Goiás. Foi construído um blog, que comporta vários tipos de mídias, como textos, vídeos, podcast, jogos. Leão (1999), Freitas e Almeida (2012) e Bairon (2012) compõem a fundamentação teórica da hipermídia. A coleta de dados com os(as) estudantes se deu por meio das respostas de atividades escritas e pelo formulário do google forms. Os resultados apontam maior motivação, participação dos(as) estudantes com a utilização desse recurso e o desejo dos estudantes na utilização de tecnologias em aulas presenciais.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

NEIDE FILHA, M.; MALHEIRO FERREIRA, L.; ANDREI DE SOUSA LIMA , M. POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DA HIPERMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENDENDO OS FUNGOS . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 454–466, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1124. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental