POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS

Autores

  • FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS/IFG/CÂMPUS JATAÍ

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o que é veiculado por um dos principais jornais de Goiás, O Popular, de circulação há 85 anos, sobre as políticas públicas para implementação do ‘Novo’ Ensino Médio em Goiás. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo bibliográfica, em andamento, tendo como instrumento de coleta de dados o levantamento de matérias publicadas, entre os anos de 2019 e 2023. Os resultados parciais, a partir da análise deste jornal, mostram que a reforma imposta ao Ensino Médio não constitui novidade, além do currículo, há invisibilidade quanto às mudanças de infraestrutura escolar e descumprimento da Constituição Federal quanto à formação docente bem como negligência em relação aos/às estudantes. (Re)construir este nível de ensino requer muita luta, dependerá, sobretudo, de um processo participativo democrático.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS, F. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 317–329, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1138. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula