AFETAMENTOS DOCENTES NO TECIDO DAS PEDAGOGIAS TRADICIONAIS: URDINDO COM AS LINHAS DA ABORDAGEM DECOLONIAL

Autores

  • Karine de Assis Oliveira Soares IFG
  • Simone Rosa da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas IFG
  • Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais IFG

Resumo

Visto que historicamente a educação brasileira teve um forte vínculo com a pedagogia católica/jesuíta no período da colonização, neste artigo trata-se de reflexões sobre como as pedagogias tradicionais ainda afetam a prática docente de professoras/es em formação no contexto de uma disciplina ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG/Câmpus Jataí. A abordagem escolhida foi a da Decolonialidade, e a metodologia utilizada foi a análise qualitativa das respostas, consideradas neste estudo como narrativas. Os resultados demonstram a forte presença das pedagogias tradicionais na prática das/os participantes ao reproduzirem, em suas narrativas, uma consciência colonial, a base do conhecimento eurocentrado.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

DE ASSIS OLIVEIRA SOARES , K.; ROSA DA SILVA, S.; AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS, F.; RÚBIA DE SOUZA RODRIGUES MORAIS, M. AFETAMENTOS DOCENTES NO TECIDO DAS PEDAGOGIAS TRADICIONAIS: URDINDO COM AS LINHAS DA ABORDAGEM DECOLONIAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 138–148, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1132. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente