(TRANS)NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONFLUÊNCIA COM OS PENSAMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Autores

  • Geovan Assis Silva geovan.silva@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Vivianne Oliveira Gomes vivianneoliveira@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues scarlati@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí

Resumo

O trabalho, desenvolvido a partir de abordagem qualitativa, bibliográfica e teórico-reflexiva orientada pela pedagogia decolonial, reflete sobre a permanência das pedagogias tradicionais e teorias não-críticas ou crítico-reprodutivistas no contexto educacional brasileiro, a partir dos estudos de Dermeval Saviani. Discute como a educação foi historicamente marcada pela colonialidade, impondo epistemicídios que deslegitimaram saberes locais e marginalizaram grupos subalternizados, como pessoas trans. A análise aponta que tais pedagogias perpetuam hierarquias e violências coloniais, delimitando quais corpos e narrativas são aceitos no espaço educacional. Em contraponto, defendem-se pedagogias decoloniais e libertadoras, inspiradas em Paulo Freire, Catherine Walsh e Conceição Evaristo, que reconhecem as escrevivências e transnarrativas como formas legítimas de produção de conhecimento. O texto enfatiza a necessidade de romper com a tradição eurocêntrica e capitalista da educação para possibilitar a valorização de saberes não hegemônicos, a insurgência contra opressões e a construção de práticas pedagógicas críticas, inclusivas e transformadoras na formação docente.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

ASSIS SILVA, Geovan; OLIVEIRA GOMES, Vivianne; COLOMBO SCARLATI DOMINGUES, Isa Mara. (TRANS)NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONFLUÊNCIA COM OS PENSAMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 20–25, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2981. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias

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