(TRANS)NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CONFLUÊNCIA COM OS PENSAMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Resumo
O trabalho, desenvolvido a partir de abordagem qualitativa, bibliográfica e teórico-reflexiva orientada pela pedagogia decolonial, reflete sobre a permanência das pedagogias tradicionais e teorias não-críticas ou crítico-reprodutivistas no contexto educacional brasileiro, a partir dos estudos de Dermeval Saviani. Discute como a educação foi historicamente marcada pela colonialidade, impondo epistemicídios que deslegitimaram saberes locais e marginalizaram grupos subalternizados, como pessoas trans. A análise aponta que tais pedagogias perpetuam hierarquias e violências coloniais, delimitando quais corpos e narrativas são aceitos no espaço educacional. Em contraponto, defendem-se pedagogias decoloniais e libertadoras, inspiradas em Paulo Freire, Catherine Walsh e Conceição Evaristo, que reconhecem as escrevivências e transnarrativas como formas legítimas de produção de conhecimento. O texto enfatiza a necessidade de romper com a tradição eurocêntrica e capitalista da educação para possibilitar a valorização de saberes não hegemônicos, a insurgência contra opressões e a construção de práticas pedagógicas críticas, inclusivas e transformadoras na formação docente.
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