A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL: O ENCANTO DA LEITURA E O PAPEL DO PEDAGOGO NA FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Autores

  • Fabiana Moura de Lima fabiana.lima@discente.ufj.edu.br
    UFJ
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues scarlati@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Halline Mariana Santos Silva hallinemariana@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância da formação de professores de Pedagogia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas na literatura infantil, com foco na promoção da diversidade e do respeito às diferenças. A investigação fundamenta-se na obra O Cabelo de Cora, de Ana Zarco Câmara, que aborda a valorização da beleza natural e a desconstrução de estereótipos raciais desde a infância. A metodologia adotada consistiu em revisão teórica acerca de cognição social, estereótipos e preconceitos, bem como análise da obra literária selecionada, com a finalidade de propor estratégias pedagógicas capazes de sensibilizar crianças e docentes quanto à inclusão e à igualdade. Os resultados evidenciam que a literatura infantil configura-se como ferramenta eficaz na promoção da consciência crítica, do respeito às diferenças e da valorização da diversidade cultural e étnica.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

MOURA DE LIMA, Fabiana; COLOMBO SCARLATI DOMINGUES, Isa Mara; MARIANA SANTOS SILVA, Halline. A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL: O ENCANTO DA LEITURA E O PAPEL DO PEDAGOGO NA FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 166–169, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2996. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)