A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO: DESAFIOS E AVANÇOS

Autores

  • Elisângela Leles Lamonier leles.lamonier@gmail.com
    Instituto Federal Goiano
  • Sandra Regina Longhin srlonghin@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí

Resumo

A inclusão de estudantes surdos no ensino requer políticas públicas eficazes, formação docente adequada e o reconhecimento das especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo discutir a trajetória e os desafios enfrentados por pessoas surdas no contexto educacional, destacando a importância do processo de inclusão escolar, de políticas públicas que asseguram o direito à educação e da necessidade de práticas pedagógicas acessíveis, ambientes educacionais bilíngues, bem como da adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico com o intuito de analisar e compreender o processo de inclusão do estudante surdo, além de refletir sobre os direitos e garantias assegurados a essa população no âmbito educacional. A análise aponta que, embora haja avanços legais e sociais significativos, ainda persiste a necessidade de investimentos na formação de professores e na estruturação das escolas, a fim de garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

LELES LAMONIER, Elisângela; REGINA LONGHIN, Sandra. A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO: DESAFIOS E AVANÇOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 26–38, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2982. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias