DOCIÊNCIA: ENTRE ENSINAR, RESISTIR E PRODUZIR CONHECIMENTO

Autores

  • Karine de Assis Oliveira Soares assis.karine@gmail.com
    IFG
  • Flomar Chagas flomarchagas@gmail.com
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Resumo

Neste artigo, temos como objetivo apresentar e discutir o conceito de Dociência, cunhado no contexto de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí. A categoria surge das nossas vivências como mulheres, professoras e pesquisadoras, e propõe uma compreensão do trabalho docente como prática simultaneamente pedagógica, científica, política e social, sobretudo quando realizada por mulheres, sobretudo as mulheres negras. A partir de uma abordagem interseccional e decolonial, propomos romper com a cisão entre docência e produção científica, que historicamente subalternizou a atuação de professoras como prática intelectual. Neste sentido, o conceito de Dociência expressa a indissociabilidade entre ensinar e produzir conhecimento, em diálogo com a comunidade, situando o fazer docente como experiência de criação, reflexão crítica e resistência frente às múltiplas formas de opressão estruturais, entre elas, o racismo, o sexismo e o epistemicídio.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

DE ASSIS OLIVEIRA SOARES, Karine; CHAGAS, Flomar. DOCIÊNCIA: ENTRE ENSINAR, RESISTIR E PRODUZIR CONHECIMENTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 63–73, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2985. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias

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