DOCIÊNCIA: ENTRE ENSINAR, RESISTIR E PRODUZIR CONHECIMENTO
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo apresentar e discutir o conceito de Dociência, cunhado no contexto de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí. A categoria surge das nossas vivências como mulheres, professoras e pesquisadoras, e propõe uma compreensão do trabalho docente como prática simultaneamente pedagógica, científica, política e social, sobretudo quando realizada por mulheres, sobretudo as mulheres negras. A partir de uma abordagem interseccional e decolonial, propomos romper com a cisão entre docência e produção científica, que historicamente subalternizou a atuação de professoras como prática intelectual. Neste sentido, o conceito de Dociência expressa a indissociabilidade entre ensinar e produzir conhecimento, em diálogo com a comunidade, situando o fazer docente como experiência de criação, reflexão crítica e resistência frente às múltiplas formas de opressão estruturais, entre elas, o racismo, o sexismo e o epistemicídio.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.