INCENTIVOS E/OU IMPEDIMENTOS NO INGRESSO DE SURDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFGOIANO CAMPUS IPORÁ
Resumo
A educação de surdos tem passado por várias mudanças ao longo dos anos, sendo impulsionadas por transformações sociais, culturais, educacionais e políticas. Dessa forma, esta pesquisa buscou compreender os fatores que influenciam ou dificultam o ingresso de estudantes surdos no curso de Licenciatura em Química do IF Goiano – Campus Iporá. Por meio de abordagem quali-quantitativa, foram coletados dados institucionais e realizadas entrevistas com estudantes surdos. A análise revelou que, apesar de haver capacidade e interesse, alguns fatores, como a ausência de terminologias em Libras e de metodologias visuais são barreiras que comprometem a participação plena dos surdos nesse curso. No entanto, os participantes apontaram que, com adaptações metodológicas, uso de recursos visuais, glossários em Libras e apoio institucional, o curso pode se tornar uma opção viável para estudantes surdos. A discussão evidenciou que a inclusão vai além do acesso físico, exigindo mudanças culturais, pedagógicas e estruturais no ensino superior.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.