LEITURA E INTERPRETAÇÃO: LETRAMENTO ESCOLAR E SOCIAL EM CEREJA E VIANNA (2022)
Resumo
No ensino público básico brasileiro o livro didático (LD) de língua portuguesa frequentemente possibilita o acesso dos alunos aos gêneros do discurso e assume dimensões sociais e culturais. Apesar dessa relevância, o LD recebe críticas por, às vezes, não incentivar a leitura social, limitando-se a uma abordagem de decodificação linguística. Inserido no eixo temático Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias, este trabalho objetiva analisar como ocorre o desenvolvimento da leitura escolar e social na coleção “Português: Linguagens” (Cereja e Vianna). A proposta é examinar de que modo as atividades apresentadas tratam a leitura escolar e/ou social, considerando os textos, as questões e as respostas esperadas. A análise possibilita identificar concepções teóricas de linguagem implícitas e refletir sobre o quanto essas propostas contribuem para a formação de leitores críticos e sociais. A metodologia adotada é quanti-qualitativa, permitindo uma análise ampla e aprofundada das atividades. Com essa abordagem, o trabalho busca promover uma reflexão crítica sobre o LD no processo de ensino e aprendizagem da leitura e interpretação de textos, contribuindo para o debate sobre a qualidade do ensino e possíveis caminhos de ressignificação do material didático. Como resultado, espera-se concluir que perspectiva de leitura o material valoriza.
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