ARGUMENTAÇÃO EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Resumo
Este artigo contém dados referentes a uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí. O objetivo geral do estudo é analisar as propostas de produção de texto escrito, com o aspecto ‘argumentar’, presentes em uma coleção de livro didático de português e sua relação com as competências 3 e 4 do Enem. Neste artigo, porém, serão apresentados dados referentes a um objetivo: apresentar e discutir quantitativamente o trabalho desenvolvido com as capacidades de linguagem dominantes presentes na argumentação (sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição) nas propostas de produção de texto escrito. A origem desta investigação se deu a partir da prática docente em turmas de 3ª série do Ensino Médio nas quais a coleção analisada era utilizada. Este estudo é de base bibliográfica, documental e quanti-qualitativa. Como resultado, foi verificado, ao longo da coleção, que há maior ocorrência da Sustentação e que não houve nenhuma ocorrência da Negociação. No aspecto teórico-metodológico, foram consideradas as contribuições de Citelli (1991), Batista (2016), Koch (1993), Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2010), dentre outros estudiosos do assunto.
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