A PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções do professor alfabetizador tendo em vista as demandas impostas pelo capital. Para tanto, coube conceituar historicamente as concepções e perspectivas epistemológicas que norteiam o processo de alfabetização na teoria pedagógica, abrangendo as interferências de determinadas políticas públicas educacionais referentes à alfabetização. Neste trabalho, objetiva-se desenvolver a reflexão sobre as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a prática pedagógica, tomando como ponto de partida os passos metodológicos estabelecidos a partir dessa corrente pedagógica; explicitar a relação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica, no sentido de subsidiar o entendimento de como se dá a prática pedagógica ancorada em ambas as teorias. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se basear teoricamente a temática por meio de estudo de caráter exploratório com procedimentos predominantemente qualitativos, sem desprezar os elementos quantitativos. Foi realizado um estudo de cunho bibliográfico, documental e de campo. Para fundamentarmos nossa compreensão buscamos nos textos de Martins e Marsiglia (2015), Saviani (2012), Marsiglia (2011), dentre outros. Os referidos autores corroboraram no sentido de compreendermos a prática pedagógica à luz da pedagogia histórico-crítica e as interferências no trabalho docente.
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