EM BUSCA DA ÁLGEBRA DO ENSINO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX: um olhar para a álgebra

Autores

  • Camilla Teixeira Silva camilla.teixeirasilva@gmail.com
    IFG
  • Viviane Barros Maciel vivianemaciel@ufj.edu.br
    UFJ

Resumo

Este resumo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM)/ IFG/Campus Jataí, dentro do campo da história da educação matemática e formação de professores. A pesquisa busca responder a seguinte questão: o que pode ser interpretado como uma matemática do ensino, a partir das orientações pedagógicas presentes nos manuais pedagógicos do século XX? O principal objetivo é analisar, com discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), manuais pedagógicos pertencentes ao período citado, visando interpretar uma matemática do ensino, referentes ao ensino de álgebra nos primeiros anos escolares presente nesses manuais pedagógicos. Para isso, têm sido utilizadas as etapas de interpretação de saber, propostas pelos referenciais metodológicos desta pesquisa. Espera-se que os participantes possam desenvolver a crítica na observação e análise histórica e perceber as transformações dos saberes.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

TEIXEIRA SILVA, Camilla; BARROS MACIEL, Viviane. EM BUSCA DA ÁLGEBRA DO ENSINO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX: um olhar para a álgebra. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 201–206, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3000. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar