PALAVRAS QUE ENCANTAM E MÚSICAS QUE EMBALAM: LINGUAGENS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS

Autores

  • Sarah Vitória Souza Oliveira sarah.oliveira@discente.ufj.edu.br
    UFJ
  • Natália Marques Barbosa natalia.barbosa@discente.ufj.edu.br
    UFJ
  • Laís Leni Oliveira Lima lais_lima@ufj.edu.br
    UFJ

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de um projeto de pesquisa-ação realizado em uma turma de no Berçário I. Partimos da seguinte problematização: quais as possibilidades de considerar os enredos dos personagens literários e as mensagens apresentadas na musicalização como forma de contribuir para ressignificação das atitudes de mordidas entre bebês, possibilitando práticas educativas que promovam o desenvolvimento emocional e social no primeiro ano de vida? O objetivo geral do projeto foi investigar como a literatura infantil e a música podem ser utilizadas como estratégias pedagógicas para mitigar as atitudes de mordidas entre bebês. De modo específico buscamos compreender as possíveis causas e significados das atitudes de mordidas na turma; analisar o papel da literatura e da musicalização na mediação de conflitos e na expressão de sentimentos pelos bebês; planejar e materializar práticas educativas que integram literatura e musicalização como recursos de intervenção diante das atitudes de mordidas. Concluímos que ao inserir a literatura infantil e a musicalização de forma intencional no cotidiano do Berçário I, essas linguagens artísticas contribuíram para a criação de ambientes mais acolhedores, nos quais os bebês encontram alternativas simbólicas para comunicar suas emoções e necessidades e às diferentes formas de expressão infantil.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

VITÓRIA SOUZA OLIVEIRA, Sarah; MARQUES BARBOSA, Natália; LENI OLIVEIRA LIMA, Laís. PALAVRAS QUE ENCANTAM E MÚSICAS QUE EMBALAM: LINGUAGENS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 228–238, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3003. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar