SER PROFESSOR E SER PROFESSORA: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA PARA OS(AS) PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Marilandia Sabino de Oliveira Silva marilandia.silva@estudantes.ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Acre. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as concepções que estão presentes na base das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) que atuam nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). O caminho teórico-metodológico ancora-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Para realizar o levantamento dos dados, selecionou-se como instrumento de coleta o questionário. Os dados obtidos foram conduzidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que os (as) professores(as) que atuam nas licenciaturas têm um perfil de formação inicial bem diversificado entre licenciados, bacharéis e tecnólogos. As concepções de ensino que norteiam as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) revelam a compreensão da docência como vocação, atividade relacionada ao ensino-aprendizagem e atividade de transmissão de conhecimentos. Os sentidos que eles(as) têm sobre a docência ressaltam a consciência da complexidade que envolve a profissão. E os sentidos sobre ser professor(a) formador(a) evidenciaram elementos diferenciados e específicos. Conclui-se que, as concepções presentes na base das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) apontam diferentes sentidos e significados sobre o trabalho docente ancoradas em diferentes perspectivas pedagógicas.

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0    

Como Citar

SABINO DE OLIVEIRA SILVA, Marilandia. SER PROFESSOR E SER PROFESSORA: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA PARA OS(AS) PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NAS LICENCIATURAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 263–274, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3007. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)