SER PROFESSOR E SER PROFESSORA: OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA PARA OS(AS) PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NAS LICENCIATURAS
Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Acre. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as concepções que estão presentes na base das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) que atuam nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). O caminho teórico-metodológico ancora-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Para realizar o levantamento dos dados, selecionou-se como instrumento de coleta o questionário. Os dados obtidos foram conduzidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que os (as) professores(as) que atuam nas licenciaturas têm um perfil de formação inicial bem diversificado entre licenciados, bacharéis e tecnólogos. As concepções de ensino que norteiam as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) revelam a compreensão da docência como vocação, atividade relacionada ao ensino-aprendizagem e atividade de transmissão de conhecimentos. Os sentidos que eles(as) têm sobre a docência ressaltam a consciência da complexidade que envolve a profissão. E os sentidos sobre ser professor(a) formador(a) evidenciaram elementos diferenciados e específicos. Conclui-se que, as concepções presentes na base das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) apontam diferentes sentidos e significados sobre o trabalho docente ancoradas em diferentes perspectivas pedagógicas.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.