VIVER E CONTAR: NARRATIVAS COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, com foco na formação de professores. A proposta, estruturada em três momentos formativos, articulou leitura e análise de textos, atividades individuais e coletivas, exibição de vídeo e produção de memoriais reflexivos, com o objetivo de promover reflexão crítica sobre o saber e o fazer docente. Os resultados indicam que o uso de narrativas e registros reflexivos favoreceu o autoconhecimento, a percepção das próprias práticas e a construção da identidade profissional, além de estimular o diálogo entre teoria e prática. Os participantes relataram mudanças na percepção sobre a docência e valorização das experiências formativas, especialmente aquelas mediadas por programas como Pibid e Residência Pedagógica. Limitações incluem o número restrito de participantes e a especificidade dos contextos, indicando a necessidade de futuras pesquisas em diferentes cenários e grupos de formação.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.