VIVER E CONTAR: NARRATIVAS COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Jéssica Pereira de Oliveira jessoliversp@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Rosenilde Nogueira Paniago rosenilde.paniago@ifgoiano.edu.br
    IF Goiano - Campus Rio Verde

Resumo

O presente trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, com foco na formação de professores. A proposta, estruturada em três momentos formativos, articulou leitura e análise de textos, atividades individuais e coletivas, exibição de vídeo e produção de memoriais reflexivos, com o objetivo de promover reflexão crítica sobre o saber e o fazer docente. Os resultados indicam que o uso de narrativas e registros reflexivos favoreceu o autoconhecimento, a percepção das próprias práticas e a construção da identidade profissional, além de estimular o diálogo entre teoria e prática. Os participantes relataram mudanças na percepção sobre a docência e valorização das experiências formativas, especialmente aquelas mediadas por programas como Pibid e Residência Pedagógica. Limitações incluem o número restrito de participantes e a especificidade dos contextos, indicando a necessidade de futuras pesquisas em diferentes cenários e grupos de formação.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Jéssica; NOGUEIRA PANIAGO, Rosenilde. VIVER E CONTAR: NARRATIVAS COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 275–279, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3008. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar