EDUCAÇÃO, VACINAÇÃO E FAKE NEWS: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A EJA
Resumo
Este trabalho apresenta o recorte de um produto educacional desenvolvido em um mestrado profissional, cujo objetivo foi analisar as contribuições da integração disciplinar entre História e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na compreensão da imunização e do movimento antivacina. O produto consistiu em uma Sequência Didática (SD) aplicada em turma do 2º período do Ensino Médio da EJA, estruturada em momentos síncronos e assíncronos, com utilização de vídeos de animação e questionários diagnósticos. Os resultados evidenciaram que a proposta favoreceu a apropriação dos conteúdos que possibilitou aos educandos relacionarem conceitos científicos e históricos à sua realidade social, além de refletir criticamente sobre fake news, baixa cobertura vacinal e saúde pública. Concluiu-se que a integração disciplinar contribui para superar a fragmentação do ensino, promover consciência crítica e fortalecer a autonomia dos educandos.
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