EDUCAÇÃO, VACINAÇÃO E FAKE NEWS: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A EJA

Autores

  • Rosimary Batista da Silva rosimary_batista@hotmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pires lucieneapires@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Paulo Henrique de Souza paulo.souza@ifg.edu.br
    IFG - Câmpus Jataí
  • Regimar Alves Ferreira regimar.mat@gmail.com
    IFG - CÂMPUS JATAÍ

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte de um produto educacional desenvolvido em um mestrado profissional, cujo objetivo foi analisar as contribuições da integração disciplinar entre História e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na compreensão da imunização e do movimento antivacina. O produto consistiu em uma Sequência Didática (SD) aplicada em turma do 2º período do Ensino Médio da EJA, estruturada em momentos síncronos e assíncronos, com utilização de vídeos de animação e questionários diagnósticos. Os resultados evidenciaram que a proposta favoreceu a apropriação dos conteúdos que possibilitou aos educandos relacionarem conceitos científicos e históricos à sua realidade social, além de refletir criticamente sobre fake news, baixa cobertura vacinal e saúde pública. Concluiu-se que a integração disciplinar contribui para superar a fragmentação do ensino, promover consciência crítica e fortalecer a autonomia dos educandos.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

BATISTA DA SILVA, Rosimary; LIMA DE ASSIS PIRES, Luciene; HENRIQUE DE SOUZA, Paulo; ALVES FERREIRA, Regimar. EDUCAÇÃO, VACINAÇÃO E FAKE NEWS: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A EJA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 401–407, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3022. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia

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