O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM FREIRIANA A PARTIR DE UMA PROPOSTA TEMÁTICA AMBIENTAL
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos constitui um espaço de debate e de reflexão acerca de elementos que condicionam a existência. Assim, Paulo Freire foi um educador que compreendia a educação como forma essencial para alcançar a consciência transitivamente crítica. Por meio do Círculo de Cultura, ele estruturou uma abordagem pedagógica que abarcasse as experiências vivenciadas pelos educandos, o desvelamento de suas limitações, a superação das explicações e atitudes mágicas e a construção da consciência crítica como forma de transformação do meio que se vive. O objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência de Ensino fundamentada nos Círculos de Cultura, que aborda temáticas relacionadas ao consumo excessivo e degradação ambiental. Concluímos com este trabalho, que o Círculo de Cultura contribui para a superação das contradições sociais à medida que promove no educando a construção da consciência crítica ao refletir sua posição no mundo que existe e que dele é parte.