O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM FREIRIANA A PARTIR DE UMA PROPOSTA TEMÁTICA AMBIENTAL

Autores

  • Mislene Lemos de Almeida Assis Instituto Federal de Goiás
  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos constitui um espaço de debate e de reflexão acerca de elementos que condicionam a existência. Assim, Paulo Freire foi um educador que compreendia a educação como forma essencial para alcançar a consciência transitivamente crítica. Por meio do Círculo de Cultura, ele estruturou uma abordagem pedagógica que abarcasse as experiências vivenciadas pelos educandos, o desvelamento de suas limitações, a superação das explicações e atitudes mágicas e a construção da consciência crítica como forma de transformação do meio que se vive. O objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência de Ensino fundamentada nos Círculos de Cultura, que aborda temáticas relacionadas ao consumo excessivo e degradação ambiental. Concluímos com este trabalho, que o Círculo de Cultura contribui para a superação das contradições sociais à medida que promove no educando a construção da consciência crítica ao refletir sua posição no mundo que existe e que dele é parte.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

LEMOS DE ALMEIDA ASSIS, M.; HENRIQUE DE SOUZA, P. O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM FREIRIANA A PARTIR DE UMA PROPOSTA TEMÁTICA AMBIENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 441–453, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1122. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

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