RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU: UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Nilton Lásaro Jesuino niltonlas@gmail.com
    IFG
  • Adriana Aparecida Molina Gomes adriana.molina@ufms.br
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino da Função do 1º grau a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como eixo metodológico a Resolução de Problemas de Onuchic e Allevato (2014). O objetivo foi compreender as potencialidades e limites dessa abordagem no ensino-aprendizagem da Função Polinomial do 1º Grau, aproximando-a de situações reais. O curso ocorreu em encontros remotos, no contexto da pandemia da covid-19, nos quais as alunas resolveram e discutiram problemas contextualizados e quizzes, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. A metodologia adotada valorizou a interação, o protagonismo discente e a reflexão crítica sobre os conceitos matemáticos. Os resultados apontaram maior engajamento, avanço na compreensão da relação entre variáveis e melhora na interpretação algébrica da função. Conclui-se que a Resolução de Problemas possui potencialidades para o ensino da Função do 1º grau na EJA, fortalecendo a autonomia intelectual das estudantes.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

LÁSARO JESUINO, Nilton; APARECIDA MOLINA GOMES, Adriana. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU: UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 432–438, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3025. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática