RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU: UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino da Função do 1º grau a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como eixo metodológico a Resolução de Problemas de Onuchic e Allevato (2014). O objetivo foi compreender as potencialidades e limites dessa abordagem no ensino-aprendizagem da Função Polinomial do 1º Grau, aproximando-a de situações reais. O curso ocorreu em encontros remotos, no contexto da pandemia da covid-19, nos quais as alunas resolveram e discutiram problemas contextualizados e quizzes, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. A metodologia adotada valorizou a interação, o protagonismo discente e a reflexão crítica sobre os conceitos matemáticos. Os resultados apontaram maior engajamento, avanço na compreensão da relação entre variáveis e melhora na interpretação algébrica da função. Conclui-se que a Resolução de Problemas possui potencialidades para o ensino da Função do 1º grau na EJA, fortalecendo a autonomia intelectual das estudantes.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.