OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO DA OBAFOG NO IFG – CÂMPUS JATAÍ
Resumo
O presente artigo analisa o potencial das olimpíadas científicas como ferramentas de apoio ao ensino de Física, tomando como estudo de caso a participação de estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A atividade foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu uma oficina prática de construção de foguetes de garrafa PET, articulando conceitos como movimento oblíquo, pressão e aerodinâmica. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou observação direta e questionários de percepção aplicados aos estudantes para avaliar engajamento, motivação e aprendizagem percebida. Os resultados indicam que a participação na olimpíada, mediada por atividades experimentais, foi percebida pelos alunos como uma experiência positiva, associada ao aumento da motivação e ao melhor entendimento dos conteúdos físicos, segundo suas próprias autoavaliações. Embora os dados não permitam inferir ganhos conceituais objetivos, a experiência aponta o potencial das olimpíadas científicas como estratégia de ensino capaz de tornar as aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.
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