OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO DA OBAFOG NO IFG – CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Jose Renato Vidigal Filho renatofilho1@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Marta Joao Francisco Silva Souza marta.souza@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Eduardo Henrique Gomes Da Silva henrique.gomesilva7@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Adriana Santiago da Silva dricaenick@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Bruno Silva Oliveira o.bruno@estudantes.ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Francielle de Jesus Ogregon Barbosa francielledjo@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Gabriel de Jesus Ogregon gabrielogregon@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Luiz Cesar Leite Filho luizcesar85@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Rodrigo Siqueira Dias siqueirarodrigo156@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo analisa o potencial das olimpíadas científicas como ferramentas de apoio ao ensino de Física, tomando como estudo de caso a participação de estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A atividade foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu uma oficina prática de construção de foguetes de garrafa PET, articulando conceitos como movimento oblíquo, pressão e aerodinâmica. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou observação direta e questionários de percepção aplicados aos estudantes para avaliar engajamento, motivação e aprendizagem percebida. Os resultados indicam que a participação na olimpíada, mediada por atividades experimentais, foi percebida pelos alunos como uma experiência positiva, associada ao aumento da motivação e ao melhor entendimento dos conteúdos físicos, segundo suas próprias autoavaliações. Embora os dados não permitam inferir ganhos conceituais objetivos, a experiência aponta o potencial das olimpíadas científicas como estratégia de ensino capaz de tornar as aulas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

VIDIGAL FILHO, Jose Renato; FRANCISCO SILVA SOUZA, Marta Joao; HENRIQUE GOMES DA SILVA, Eduardo; SANTIAGO DA SILVA, Adriana; SILVA OLIVEIRA, Bruno; DE JESUS OGREGON BARBOSA, Francielle; DE JESUS OGREGON, Gabriel; CESAR LEITE FILHO, Luiz; SIQUEIRA DIAS, Rodrigo. OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO DA OBAFOG NO IFG – CÂMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 468–479, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3029. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)