PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFG – CÂMPUS JATAÍ
Resumo
Este trabalho, desenvolvido no IFG-Câmpus Jataí pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte de uma ação prevista no subprojeto de Física, que visa conhecer a realidade socioeconômica dos estudantes, suas concepções, dificuldades e anseios em relação à disciplina de Física. Nesse sentido foi elaborado um questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado aos estudantes do ensino médio técnico integrado do IFG Câmpus Jataí. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes reconhece a importância da Física, especialmente quando relacionada a questões do cotidiano, mas também evidenciam desmotivação gerada por abordagens excessivamente teóricas, associadas à memorização de fórmulas, falta de práticas experimentais e dificuldades de comunicação com os professores. Por outro lado, práticas pedagógicas mais dinâmicas, o uso de recursos didáticos e maior empatia docente são apontados como formas eficazes de tornar o ensino mais atrativo. Com este trabalho, reconhecemos que a escuta das percepções dos alunos demonstra-se fundamental para identificar entraves no processo de ensino-aprendizagem e para orientar futuras práticas pedagógicas no âmbito do PIBID.
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