PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFG – CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Bruno Martins Miranda bruno.martins@ifg.edu.br
    IFG Jataí
  • Célio Barbosa Gonçalves celiobgon@gmail.com
    IFG Jataí
  • Lusney Lázaro Borges lussney36@gmail.com
    IFG Jataí
  • Matheus Tomaz Moraes de Sousa tmaiamatheus@gmail.com
    IFG Jataí
  • Nainho Fagundes de Rezende Junior juniornainho7@gmail.com
    IFG Jataí
  • Rizia Kelly Rodrigues de Miranda miranda.r@estudantes.ifg.edu.br
    IFG Jataí
  • Sabrina Oliveira Carvalho Sousa sabrinaocsouusaa@gmail.com
    IFG Jataí
  • Wilson Lopes de Sousa Wil04sonlopes@gmail.com
    IFG Jataí
  • Marta Joao Francisco Silva Souza marta.souza@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no IFG-Câmpus Jataí pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte de uma ação prevista no subprojeto de Física, que visa conhecer a realidade socioeconômica dos estudantes, suas concepções, dificuldades e anseios em relação à disciplina de Física. Nesse sentido foi elaborado um questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado aos estudantes do ensino médio técnico integrado do IFG Câmpus Jataí. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes reconhece a importância da Física, especialmente quando relacionada a questões do cotidiano, mas também evidenciam desmotivação gerada por abordagens excessivamente teóricas, associadas à memorização de fórmulas, falta de práticas experimentais e dificuldades de comunicação com os professores. Por outro lado, práticas pedagógicas mais dinâmicas, o uso de recursos didáticos e maior empatia docente são apontados como formas eficazes de tornar o ensino mais atrativo. Com este trabalho, reconhecemos que a escuta das percepções dos alunos demonstra-se fundamental para identificar entraves no processo de ensino-aprendizagem e para orientar futuras práticas pedagógicas no âmbito do PIBID.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

MARTINS MIRANDA, Bruno; BARBOSA GONÇALVES, Célio; LÁZARO BORGES, Lusney; TOMAZ MORAES DE SOUSA, Matheus; FAGUNDES DE REZENDE JUNIOR, Nainho; RODRIGUES DE MIRANDA, Rizia Kelly; OLIVEIRA CARVALHO SOUSA, Sabrina; LOPES DE SOUSA, Wilson; FRANCISCO SILVA SOUZA, Marta Joao. PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFG – CÂMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 488–499, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3031. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)