INVESTIGAÇÕES SOBRE PH: UTILIZANDO A PHC E MATERIAIS COTIDIANOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

  • Clertan Souza Martins de Paula clertanpuc@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Sandra Regina Longhin srlonghin@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Juliano Vieira Antunes j.antunes1985@gmail.com
    Centro de Ensino em Período Integral João Barbosa Reis
  • Claudia Alves Menezes joubertclaudia@hotmail.com
    Centro de Ensino em Período Integral João Barbosa Reis

Resumo

O estudo aborda os desafios do ensino de Química e analisa como a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) auxilia na compreensão de funções inorgânicas por meio de experimentação com materiais cotidianos. A metodologia seguiu os cinco momentos da PHC, utilizando indicadores naturais de pH para caracterizar ácidos e bases, registrando mudanças de cor. A análise de dados qualitativos mostrou assimilação conceitual e engajamento dos alunos. A fundamentação baseou-se na importância da experimentação, na PHC e na análise de conteúdo de Bardin. A abordagem com materiais acessíveis facilitou a aprendizagem, conectando teoria e prática, tornando os estudantes protagonistas e desenvolvendo seu pensamento crítico. Apesar de desafios como tempo e recursos, a criatividade foi crucial para um ensino relevante, enriquecendo a experiência e estimulando interesse pela ciência. O objetivo foi investigar como a experimentação simplificada, estruturada na PHC, contribui para uma aprendizagem significativa e crítica dos conceitos químicos por estudantes da Educação Básica.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

SOUZA MARTINS DE PAULA, Clertan; REGINA LONGHIN, Sandra; VIEIRA ANTUNES, Juliano; ALVES MENEZES, Claudia. INVESTIGAÇÕES SOBRE PH: UTILIZANDO A PHC E MATERIAIS COTIDIANOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 506–511, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3033. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química