INVESTIGAÇÕES SOBRE PH: UTILIZANDO A PHC E MATERIAIS COTIDIANOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Resumo
O estudo aborda os desafios do ensino de Química e analisa como a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) auxilia na compreensão de funções inorgânicas por meio de experimentação com materiais cotidianos. A metodologia seguiu os cinco momentos da PHC, utilizando indicadores naturais de pH para caracterizar ácidos e bases, registrando mudanças de cor. A análise de dados qualitativos mostrou assimilação conceitual e engajamento dos alunos. A fundamentação baseou-se na importância da experimentação, na PHC e na análise de conteúdo de Bardin. A abordagem com materiais acessíveis facilitou a aprendizagem, conectando teoria e prática, tornando os estudantes protagonistas e desenvolvendo seu pensamento crítico. Apesar de desafios como tempo e recursos, a criatividade foi crucial para um ensino relevante, enriquecendo a experiência e estimulando interesse pela ciência. O objetivo foi investigar como a experimentação simplificada, estruturada na PHC, contribui para uma aprendizagem significativa e crítica dos conceitos químicos por estudantes da Educação Básica.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.