Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para envio de artigos para publicação

  • Os textos devem ser inéditos e abordar temáticas relacionadas ao escopo da revista. Os textos, redigidos em português, inglês ou espanhol, necessitam ser apresentados no editor de texto e salvos como arquivo .DOC (.DOCX) ou .RTF em fonte Times New Roman (tamanho 12). 
  • Antes da submissão, os autores precisam preencher o Perfil (menu superior direito/usuário) completamente. Não serão aceitas submissões em que os autores e coautores não tenham seus perfis completos. A URL solicitada se refere ao Currículo Lattes (brasileiros e residentes) ou Repositórios internacionais similares (ORCID), no caso de estrangeiros. 
  • Pelo menos um dos autores deve ter mestrado ou doutorado preferencialmente.
  • No documento enviado para submissão devem ser omitidas referências à autoria, seja no espaço autoral, ou nas citações no corpo do texto ou nas referências bibliográficas, para que os pareceristas possam fazer a avaliação de forma isenta. 

 

Normas para formatação

Somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023). Fonte Times New Roman, tamanho 12. Papel A4. Margens: direita 2,0 cm; esquerda 3,0 cm, superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm.

 

Etapas na avaliação de textos submetidos para Mousike

  • Triagem pelo editor que verificará a pertinência do conteúdo e a adequação do texto às normas editoriais de Mousike;
  • Envio do texto aprovado na triagem a dois pareceristas ad-hoc;
  • Envio do texto a um terceiro parecerista, caso haja empate nas decisões dos primeiros consultados;
  • Notificação ao autor sobre o resultado das avaliações;
  • Retorno do texto aprovado para o autor para revisão e possíveis modificações sugeridas pelos pareceristas e pelo editor;
  • Aprovação final do texto pelo editor que informa o autor da previsão de disponibilização da publicação;
  • Prazo estimado a partir do recebimento do texto até a aprovação final: 90 dias. Importante: a data de recebimento será a data em que o autor entregar o texto totalmente dentro das normas de formatação e conteúdo exigidos nas normas da revista; a data de aprovação será a data em que o autor devolver o texto revisado de acordo com as orientações dos pareceristas e editores.

Artigos

O texto a ser publicado como artigo deverá ter entre 7 e 20 páginas (incluindo resumo, abstract, exemplos, notas e referências bibliográficas), e deverá ser apresentado em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5; exceções serão apreciadas pelo Conselho Editorial.

  • Para esta seção será exigido um resumo com cerca de 100 palavras (tamanho 10, espaço simples), e indicação de palavras-chave (de três a seis) que devem ser apresentadas no início do texto na língua utilizada no artigo, seguido do title, abstract e keywords, para os trabalhos em português e espanhol. (OBS: os trabalhos redigidos em inglês ou espanhol devem apresentar o título, resumo e palavras-chave em português logo após o título, resumo e palavras-chave das línguas originais). 
  • Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura com alta resolução para internet (.jpg 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3 linhas em fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples.
  • As notas de texto deverão ser colocadas no formato de nota de rodapé.
  • As normas de formatação devem seguir as normas da ABNT;
  • As propostas devem ser enviadas pelo portal de periódicos do IFG: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/msk/
  • O conteúdo dos textos publicados, bem como a veracidade das informações neles fornecidas, são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos editores ou da equipe editorial da Mousike. A aprovação do artigo ou resenha é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial, ouvidos o Conselho Consultivo e os consultores ad-hoc.

Resenhas

Devem ter título próprio, não podendo apresentar o mesmo título do trabalho resenhado. Com no máximo 5 (cinco) páginas, devem conter os seguintes dados:

  1. a) referência completa da obra;
  2. b) Informações sobre autor(es) ou autora(as) da obra resenhada: nome, nacionalidade e breve currículo;
  3. c) resumo ou síntese do conteúdo;
  4. d) apreciação crítica.
  5. e) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a artigos).

Traduções

Não devem ultrapassar o limite de 30 (trinta) páginas, seguindo o formato (estrutura das seções) do artigo original. Na submissão, deve ser anexada uma cópia do texto original. As traduções devem ser apresentadas com estes dados:

  1. a) referência completa da obra;
  2. b) texto traduzido;
  3. c) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a artigos).

Notas Científicas ou Artísticas

Trata-se de trabalhos dedicados a apresentar conteúdo inovador com relevância científica, filosófica ou artística de observação, registro, experiência ou teste. São breves comunicações cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo ou um relato de experiência.

- A ordenação da Nota Científica ou Artística deve ser feita da seguinte forma: título, autoria (com as chamadas para endereço dos autores), resumo, termos para indexação, título em inglês, abstract, index terms, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), referências, tabelas e figuras.

- As normas de apresentação da Nota Científica ou Artística são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos:

  1. a) Resumo com 100 palavras, no máximo.
  2. b) Deve ter de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas, incluindo-se tabelas e figuras.

Anais de Eventos - Resumos

Os resumos devem ser enviados por meio do sistema da revista. Devem conter Título, Nomes dos autores, possuir de 100 a 250 palavras, de três à cinco palavras-chave. Deve vir com o correspondente em Inglês para todos os elementos (Title, Abstract and Keywords).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.