CURRÍCULO: ESCOLA RURAL JATAIENSE

Autores

  • Paulo dos Santos Silva Universidade Federal de Goiás
  • Tatielle Goulart Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Lázara Yara Ferreira Valverde Universidade Federal de Goiás
  • Cátia Regina Assis Almeida Leal Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre a realidade curricular das escolas rurais no município de Jataí – GO. Essa análise tem como eixo norteador a Educação como um direito universal de toda a população brasileira estabelecido pela LDB/1996. Como fonte foram utilizados inúmeros trabalhos de pesquisadores que debatem a temática da educação rural, tanto na realidade nacional como também na realidade jataiense. Os dados relacionados à realidade educacional de Jataí foram disponibilizados por Leal (2007). Leal coletou esses dados a partir de questionários que foram aplicados a docentes e discentes das sete escolas que atendem a população do campo no município no ano de 2007. Tendo como referências esses questionários, fica claro que a organização dos currículos nessas escolas rurais é feita tendo como base os interesses citadinos. Esse fator tem contribuído para desvinculação dos camponeses de suas raízes culturais e também para o modo de vida camponês ser visto como inferior ao urbano.

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Publicado

23.03.2023

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, P.; GOULART CARVALHO, T.; YARA FERREIRA VALVERDE, L.; REGINA ASSIS ALMEIDA LEAL, C. CURRÍCULO: ESCOLA RURAL JATAIENSE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 15–23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/115. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação