FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRABALHANDO ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA

Autores

  • Patrícia Oliveira Silva UFG-CAJ
  • Alcinéia S. Resende Ortega UFG - CAJ
  • Priscilla Cristina Santos Dias UFG - CAJ

Resumo

O objetivo deste estudo é empreender algumas reflexões sobre o processo de formação dos professores, visando contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Para tanto, o foca de discussão está centrado nas implicações da ética e cidadania na educação, a fim de refletir sobre sua importância na formação do educando para a conquista da sua cidadania. A temática da ética e da moralidade humana e de construção de valores pessoais não tem sido muito valorizada em nossa sociedade e até mesmo na estrutura de nossas escolas. De maneira indireta, consciente ou inconsciente, as escolas trabalham valores com seus alunos e alunas, mais isso vem sendo feito de forma desarticulada, com base no capital cultural de cada professor. Os objetivos desta análise são: oferecer ao meio acadêmico uma reflexão sobre a ética, os seus valores e os seus fundamentos; gerar reflexões e ações sobre o significado e importância da ética para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o meio em que vivem. Esta análise é de cunho teórico, mas segue uma perspectiva teórica e metodológica baseada na praxiologia. Nesse contexto, Bourdieu coloca que a escola é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos, sendo considerada uma instituição de reprodução e perpetuação da estrutura social predominante, que privilegia os habitus e as posições sociais dos detentores do ethos da elite. Em um mundo competitivo como o mundo capitalista, não se sabe mais o que é ética e cidadania. As pessoas se tornam seres individualistas que não respeitam o próximo. Sendo assim, a temática ética e cidadania são de fundamental importância para formarmos cidadãos que conheçam seus direitos e deveres.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, P.; S. RESENDE ORTEGA , A.; CRISTINA SANTOS DIAS, P. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRABALHANDO ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 124–126, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/139. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente