UTILIZANDO A REESCRITA PARA ROMPER A ARTIFICIALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA

Autores

  • Sebastião Carlúcio Alves-Filho Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Frederico Oliveira Rezende Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí

Resumo

Este texto apresenta alguns dos resultados obtidos através do projeto de pesquisa "Buscando a qualidade do ensino na universidade e na e na escola", desenvolvido no Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás. Foram analisadas algumas respostas fornecidas por professores de ensino médio, em questionário proposto pela pesquisa, as quais revelam a forma como vem sendo conduzido o ensino de produção de textos nas escolas pesquisadas. Além disso, refletimos sobre a importância da reescrita, a partir da análise de textos reescritos por alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do CAJ. Nossos dados revelam que a reescrita, se utilizada regularmente como estratégia de ensino, pode ser uma ferramenta eficiente para quebrar a artificialidade do uso da língua nas aulas de Língua Portuguesa. Este texto apresenta alguns dos resultados obtidos através do projeto de pesquisa “Buscando a qualidade do ensino na universidade e na e na escola”, desenvolvido no Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás. Foram analisadas algumas respostas fornecidas por professores de ensino médio, em questionário proposto pela pesquisa, as quais revelam a forma como vem sendo conduzido o ensino de produção de textos nas escolas pesquisadas. Além disso, refletimos sobre a importância da reescrita, a partir da análise de textos reescritos por alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do CAJ. Nossos dados revelam que a reescrita, se utilizada regularmente como estratégia de ensino, pode ser uma ferramenta eficiente para quebrar a artificialidade do uso da língua nas aulas de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

CARLÚCIO ALVES-FILHO, S.; FARIA DOS SANTOS PANIAGO, M. de L.; OLIVEIRA REZENDE, F. UTILIZANDO A REESCRITA PARA ROMPER A ARTIFICIALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 261–263, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/154. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)