AVA COM ALGORITMOS – UMA FERRAMENTA A MAIS NO COMBATE A EVASÃO NO ÂMBITO DO IFG – CAMPUS JATAÍ

Autores

  • Larissa Farina IFG - Câmpus Jataí
  • Aladir Ferreira da Silva Júnior 1 Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Danillo Vaz Borges de Assis Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Nayara Machado de Oliveira Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

A evasão do aluno em um ambiente escolar é um problema complexo que afeta grande parte das instituições de ensino. Diversas causas podem provocar este problema, tais como razões de ordem social, econômica, intra-escolares, dentre outras. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal a análise dos índices de reprovação e evasão escolar após a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como alternativa de extensão do ensino presencial. O foco da pesquisa é utilizar a plataforma Moodle no reforço da aprendizagem da disciplina de Algoritmos. Está sendo realizado um experimento na turma 2012/1 do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Goiás, campus Jataí. Neste artigo pretende-se apresentar o estágio atual da pesquisa apresentando resultados intermediários. É possível perceber uma dinâmica na interação entre os participantes do experimento e, provavelmente a hipótese de que essa extensão ajudará na obtenção de menores índices de repetência e evasão deverá ser corroborada.

Downloads

Publicado

24.03.2023

Como Citar

FARINA, L.; FERREIRA DA SILVA JÚNIOR, A.; VAZ BORGES DE ASSIS, D.; MACHADO DE OLIVEIRA, N. AVA COM ALGORITMOS – UMA FERRAMENTA A MAIS NO COMBATE A EVASÃO NO ÂMBITO DO IFG – CAMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/160. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)