SEXUALIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA: FATORES POSITIVOS QUE FAVORECEM SUA ABORDAGEM

Autores

  • Amanda Moura Badarane Instituto Federal de Goiás
  • Francisca Estela de Lima Freitas Universidade Federal do Acre

Resumo

Este artigo compreende parte de uma pesquisa de mestrado da autora, em que o objetivo geral foi investigar as concepções sobre sexualidade de estudantes e professores (as) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC, campus Rio Branco. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e a análise foi baseada na Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo (2013). Dessa forma, foram identificadas 05 Unidades temáticas com suas respectivas Unidades de significação. Assim, destacaremos nesse trabalho a Unidade Temática 5 (UT5) que corresponde aos fatores positivos que favorecem a discussão da sexualidade na prática educativa. Os fatores encontrados são: (1) Importância dada ao tema e a sua abordagem pela escola; (2) Importância à capacitação do corpo docente e demais integrantes da equipe da instituição; (3) Importância da família e sua relação com a escola. Concluímos que a sexualidade é de suma importância para desenvolver a criticidade e emancipação dos indivíduos. Dessa forma, destacamos como uma das estratégias de viabilização para a educação sexual nas escolas de forma eficiente será a inclusão da temática no currículo para formação de docentes, além de especializações, cursos de formação continuada e pesquisas de pós-graduação.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

MOURA BADARANE, A.; ESTELA DE LIMA FREITAS, F. SEXUALIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA: FATORES POSITIVOS QUE FAVORECEM SUA ABORDAGEM. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 52–61, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2146. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias