A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O SENSO NUMÉRICO
Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação que investigou a importância da linguagem matemática e do senso numérico no desenvolvimento cognitivo de uma turma de crianças do Berçário II, de 1 a 2 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil. O trabalho foi baseado em uma abordagem qualitativa, o estudo objetivou compreender como as práticas pedagógicas podem integrar vivências cotidianas para promover habilidades numéricas de forma significativa em crianças de pouca idade. A pesquisa foi materializada durante o Estágio Curricular Obrigatório I e II – Educação Infantil e os resultados mostram que a exploração matemática contextualizada contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se que o ensino de matemática demanda que os professores dominem os conteúdos a serem ensinados, para que assim encontrem as melhores formas de fazê-lo e que nessa etapa de educação é crucial que as crianças aprendam a linguagem matemática pois esta contribui para adquirir também, modos de ação que possibilitem lidar com outros conhecimentos.