A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O SENSO NUMÉRICO

Autores

  • Débora Cristine Costa Lima Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal Jataí

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação que investigou a importância da linguagem matemática e do senso numérico no desenvolvimento cognitivo de uma turma de crianças do Berçário II, de 1 a 2 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil. O trabalho foi baseado em uma abordagem qualitativa, o estudo objetivou compreender como as práticas pedagógicas podem integrar vivências cotidianas para promover habilidades numéricas de forma significativa em crianças de pouca idade. A pesquisa foi materializada durante o Estágio Curricular Obrigatório I e II – Educação Infantil e os resultados mostram que a exploração matemática contextualizada contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se que o ensino de matemática demanda que os professores dominem os conteúdos a serem ensinados, para que assim encontrem as melhores formas de fazê-lo e que nessa etapa de educação é crucial que as crianças aprendam a linguagem matemática pois esta contribui para adquirir também, modos de ação que possibilitem lidar com outros conhecimentos.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

CRISTINE COSTA LIMA, D.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O SENSO NUMÉRICO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 62–65, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

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