EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ZONA RURAL: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA ESCOLA MUNICIPAL PONTE DE PEDRA

Autores

  • Eduardo Sousa Lima e Campos Instituto Federal de Goiás
  • Lauriza Lopes Campos e Sousa Instituto Federal de Goiás
  • Lindaura Marianne Mendes da Silva Instituto Federal de Goiás

Resumo

Neste artigo foi verificado o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Escola Municipal Ponte de Pedra (Escola rural) de Serranópolis-Goiás. A principal problemática foi demarcada buscando os benefícios em se trabalhar com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nesta mesma escola, visto que essas tecnologias se tornaram uma barreira na fase escolar de vários alunos e da atividade docente dos professores, pelo motivo de não saberem usar de forma adequada e pouco aplicá-las, além da falta de infraestrutura escolar. O artigo teve como objetivo principal a compreensão e as contribuições que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação puderam conceder no panorama educacional de uma escola rural. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica para fundamentação do trabalho, e análise do resultado do uso das tecnologias na escola pelos autores sobre o questionário direcionado aos quinze professores da mesma. O artigo apresentou relato de experiência de caráter reflexivo. Porém, ainda é necessário mais aperfeiçoamento da parte dos professores concedido pelas instituições responsáveis e promoção de uma melhor infraestrutura a fim de possibilitar o uso das tecnologias nessa escola. Além de ter verificado que os professores utilizavam as tecnologias em sua atividade docente, porém usavam pouco em relação ao que já poderiam estar utilizando.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

SOUSA LIMA E CAMPOS, E.; LOPES CAMPOS E SOUSA, L.; MARIANNE MENDES DA SILVA, L. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ZONA RURAL: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA ESCOLA MUNICIPAL PONTE DE PEDRA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 89–98, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2150. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar