EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA ZONA RURAL: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA ESCOLA MUNICIPAL PONTE DE PEDRA
Resumo
Neste artigo foi verificado o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Escola Municipal Ponte de Pedra (Escola rural) de Serranópolis-Goiás. A principal problemática foi demarcada buscando os benefícios em se trabalhar com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nesta mesma escola, visto que essas tecnologias se tornaram uma barreira na fase escolar de vários alunos e da atividade docente dos professores, pelo motivo de não saberem usar de forma adequada e pouco aplicá-las, além da falta de infraestrutura escolar. O artigo teve como objetivo principal a compreensão e as contribuições que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação puderam conceder no panorama educacional de uma escola rural. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográfica para fundamentação do trabalho, e análise do resultado do uso das tecnologias na escola pelos autores sobre o questionário direcionado aos quinze professores da mesma. O artigo apresentou relato de experiência de caráter reflexivo. Porém, ainda é necessário mais aperfeiçoamento da parte dos professores concedido pelas instituições responsáveis e promoção de uma melhor infraestrutura a fim de possibilitar o uso das tecnologias nessa escola. Além de ter verificado que os professores utilizavam as tecnologias em sua atividade docente, porém usavam pouco em relação ao que já poderiam estar utilizando.