EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES SOBRE NATUREZA E QUALIDADE

Autores

  • Amelioene Franco Rezende de Souza Secretaria Municipal de Educação (SME)
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal Jataí

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Jataí/GO, possui como objeto de estudo o trabalho docente do professor alfabetizador. Neste artigo aqui apresentado, o objetivo foi compreender a natureza e a especificidade da educação na contemporaneidade. Foi realizado um estudo bibliográfico com referenciais teóricos e conceituais de estudiosos do tema. As análises sobre a natureza e qualidade da educação, revelaram que a educação é um fenômeno social, que ocorre nas interações e mediações pessoais estabelecidas nos vários âmbitos da sociedade, e que qualidade em educação é um conceito histórico que se altera com o tempo e espaço e está intimamente ligado à realidade de determinado contexto social e remete a um conjunto de determinantes. Nesse contexto, reitera-se a relevância da educação, como processo de transmissão dos conhecimentos, o qual não se dá de maneira natural, mas de modo intencional e organizado, para que o aluno possa ter acesso aos conhecimentos clássicos, aos conteúdos previamente determinados e organizados em determinada sequência e dosagem, dentro do espaço escolar.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

FRANCO REZENDE DE SOUZA, A.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES SOBRE NATUREZA E QUALIDADE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 99–109, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2151. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

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