FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORA/ES E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EPISTEMOLOGIAS NEGRAS E INDÍGENAS EM MOVIMENTO

Autores

  • Fátima Regina Almeida de Freitas UFG/PUC Goiás

Resumo

As Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, criam a obrigatoriedade de que as histórias e culturas afro-brasileira e indígena sejam abordadas na educação básica, em todo o currículo escolar. A implementação das mesmas vem como uma ação afirmativa que busca romper como o racismo histórico com relação a essas populações, que sofreram (e sofrem) com o genocídio, epistemicídio e que tem suas histórias, memórias e identidades invisibilizadas e/ou subalternizadas na sociedade em geral, e no ambiente escolar em particular. Para produzir mudanças é necessário que haja formação continuada de profissionais da educação sobre educação das relações étnico-raciais. Aqui busco refletir sobre algumas ações realizadas pelo Proafro, Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro, da PUC Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesse sentido. Destaco as edições do Seminário de Literatura Infantil e Educação para as Relações Étnico-Raciais, como uma ação que busca ensinar/aprender sobre as literaturas infanto-juvenis negras e indígenas, em diálogo com os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas, para levar essas epistemologias para as escolas.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

REGINA ALMEIDA DE FREITAS, F. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORA/ES E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EPISTEMOLOGIAS NEGRAS E INDÍGENAS EM MOVIMENTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 122–132, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2153. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar