MUSICALIZAÇÃO E LITERATURA COM BEBÊS: TRAJETÓRIAS DE UM PROJETO DE ESTÁGIO
Resumo
Este texto apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa-ação realizado em uma turma de Berçário I, durante os Estágios Curriculares Obrigatórios I e II – Educação Infantil, realizado no período de abril a outubro de 2024, desenvolvido no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Jataí. Objetivo geral foi desenvolver a linguagem oral dos bebês, em contextos diversificados de comunicação, perceber e distinguir fontes sonoras. Como objetivos específicos: movimentar o corpo ao ouvir músicas; identificar/reconhecer a que tipo de som está sendo exposto; ouvir histórias de animais, imitar esses animais, expressando-se por meio de gestos. Entendemos que o desenvolvimento cognitivo dos bebês ocorre em estágios e, a música e a literatura, podem desempenhar um papel importante na estimulação de habilidades cognitivas, como a percepção auditiva e a memória. Conclui-se que a musicalização e a audição de histórias podem ajudar na formação de esquemas mentais, fundamentais para a compreensão do mundo ao redor.