MUSICALIZAÇÃO E LITERATURA COM BEBÊS: TRAJETÓRIAS DE UM PROJETO DE ESTÁGIO

Autores

  • Natália Marques Barbosa Universidade Federal Jataí
  • Sarah Vitória Souza Oliveira Universidade Federal Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal Jataí

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa-ação realizado em uma turma de Berçário I, durante os Estágios Curriculares Obrigatórios I e II – Educação Infantil, realizado no período de abril a outubro de 2024, desenvolvido no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Jataí. Objetivo geral foi desenvolver a linguagem oral dos bebês, em contextos diversificados de comunicação, perceber e distinguir fontes sonoras. Como objetivos específicos: movimentar o corpo ao ouvir músicas; identificar/reconhecer a que tipo de som está sendo exposto; ouvir histórias de animais, imitar esses animais, expressando-se por meio de gestos. Entendemos que o desenvolvimento cognitivo dos bebês ocorre em estágios e, a música e a literatura, podem desempenhar um papel importante na estimulação de habilidades cognitivas, como a percepção auditiva e a memória. Conclui-se que a musicalização e a audição de histórias podem ajudar na formação de esquemas mentais, fundamentais para a compreensão do mundo ao redor.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

MARQUES BARBOSA, N.; VITÓRIA SOUZA OLIVEIRA, S.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. MUSICALIZAÇÃO E LITERATURA COM BEBÊS: TRAJETÓRIAS DE UM PROJETO DE ESTÁGIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 133–141, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2154. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>