O PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS ATENDE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS?

Autores

  • Maria Neide Filha Semec - Senador Canedo - GO
  • Denise Ferreira Pinto SME - Jataí - GO

Resumo

Este texto, que integra a dissertação de mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática (PPGEM-IFG), tem por objetivo evidenciar as concepções de professoras a respeito do programa de formação continuada AlfaMais Goiás. Os sujeitos partícipes da pesquisa foram um grupo de cinco professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública municipal de Senador Canedo – Goiás. A produção de dados, ocorreu em momento interativo, realizado como formação continuada com as professoras, que foi gravado em vídeo e/ou áudio. Os resultados evidenciaram insatisfação das professoras em relação ao programa AlfaMais Goiás, pois, para elas, essa formação continuada, não promoveu aprendizado significativo para suas práticas pedagógicas em sala de aula, havendo, também, despreparo das ministrantes e desvinculação do contexto educacional. Entende-se essa formação alinhada às ações neoliberais na educação, cujo projeto é a destruição da escola pública, proporcionada por empresas que buscam apenas a obtenção do máximo de lucros, ao vender o programa para estados/municípios como pacotes, totalmente dissociados do contexto em que se insere, convergendo na lógica de educação empresarial. As professoras se sentiram ameaçadas nesse ambiente por resultados satisfatórios dos(as) estudantes nas avaliações externas.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

NEIDE FILHA, M.; FERREIRA PINTO, D. O PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS ATENDE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 142–153, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2155. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar