O TRABALHO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA MARXISTA

Autores

  • Ana Luiza Moraes Barbosa Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal Jataí

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar o conceito de trabalho docente segundo a base teórica de Marx, considerando a formação docente, a precarização da educação e a política educacional sob o neoliberalismo. Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Para compreender o objeto de estudo em questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que se baseou em leitura, seleção e registro da literatura já produzida e ligada ao estudo proposto, considerando o caráter crítico-epistemológico. O estudo apresentou o descompasso que existe na sociedade capitalista, especialmente na esfera da educação escolar e no trabalho docente, sendo que o modelo educacional que tem o potencial transformador, conforme defende a teoria marxiana, não está concretizado no sistema educacional. Diante disso, defende-se e advoga-se por uma educação revolucionária, reconhecendo a determinação social da prática educativa e considerando a concepção dialética do processo educacional. Defende-se, então, que o domínio do conhecimento sistematizado é condição para o desenvolvimento humano e para o exercício da liberdade.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

MORAES BARBOSA, A. L.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. O TRABALHO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA MARXISTA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 154–165, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2156. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

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