O TRABALHO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA MARXISTA
Resumo
Este estudo teve como objetivo apresentar o conceito de trabalho docente segundo a base teórica de Marx, considerando a formação docente, a precarização da educação e a política educacional sob o neoliberalismo. Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Para compreender o objeto de estudo em questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que se baseou em leitura, seleção e registro da literatura já produzida e ligada ao estudo proposto, considerando o caráter crítico-epistemológico. O estudo apresentou o descompasso que existe na sociedade capitalista, especialmente na esfera da educação escolar e no trabalho docente, sendo que o modelo educacional que tem o potencial transformador, conforme defende a teoria marxiana, não está concretizado no sistema educacional. Diante disso, defende-se e advoga-se por uma educação revolucionária, reconhecendo a determinação social da prática educativa e considerando a concepção dialética do processo educacional. Defende-se, então, que o domínio do conhecimento sistematizado é condição para o desenvolvimento humano e para o exercício da liberdade.