SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DO SISTEMA ABO SANGUÍNEO E FATOR RH EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JATAÍ-GO

Autores

  • Nicolas Martins Honorato Da Silva Universidade Federal de Jataí
  • Merielle Angélica Martines Silvério UNESP

Resumo

O ensino do sistema sanguíneo ABO e fator Rh apresenta desafios devido ao seu caráter abstrato e sua complexidade. Assim, tornam-se necessárias metodologias que visem a aplicabilidade destes temas, a fim de gerar interesse e participação dos alunos. Visando facilitar o ensino desses conteúdos, este trabalho teve por objetivo desenvolver e aplicar uma Sequência Didática (SD), com abordagem investigativa, em cinco turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Jataí-GO. A SD foi estruturada em três fases, sendo uma fase por aula e três aulas em cada turma, totalizando quinze aulas. Esta combinou diferentes estratégias metodológicas: resolução de exercícios, análise de casos clínicos e elaboração de mapas mentais. Os resultados indicaram que a SD investigativa proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, o que motivou a reflexão, a argumentação e a busca da resolução das questões por parte alunos, facilitando o ensino deste tema considerado complexo.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

MARTINS HONORATO DA SILVA, N.; ANGÉLICA MARTINES SILVÉRIO, M. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DO SISTEMA ABO SANGUÍNEO E FATOR RH EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JATAÍ-GO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 237–248, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2165. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia