A TECELAGEM ARTESANAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Simone Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais da elaboração e aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, em uma escola pública da rede estadual de ensino de Jataí-GO. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na pedagogia decolonial, uma vez que a sequência didática (SD) foi construída a partir da integração dos conteúdos de ciências e matemática com saberes da tecelagem artesanal, uma prática ancestral que constitui nossa identidade local. Os dados produzidos durante a elaboração e desenvolvimento da SD foram analisados à luz dos fundamentos da teoria decolonial. Os resultados parciais apontam para a percepção dos/as professores/as e dos/as estudantes de que um processo de ensino e aprendizagem intercultural, referenciados em saberes ancestrais, como a tecelagem artesanal, favorece a aprendizagem dos conteúdos escolares, vinculando a escola à vida, na medida em que saberes invisibilizados são retomados e reconhecidos ao serem trazidos para a escola.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

ROSA, S.; DE SOUZA RODRIGUES MORAIS, M. R. A TECELAGEM ARTESANAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 274–279, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2168. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática