O DESINGN THINKING NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O FAZER CRÍTICO NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS

Autores

  • Brunno André Ruela Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Augusto Assis Faustino Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições do Design Thinking na formação inicial de docentes de química, com base nas reflexões dos protótipos desenvolvidos na disciplina "Tecnologia da Informação e Comunicação" da Universidade Federal de Goiás. Pesquisas sobre a formação de professores revelam que as tecnologias educacionais impactam significativamente o ensino-aprendizagem, exigindo que os professores se adaptem a essas tecnologias. Utilizando como metodologia o fazer crítico aliado ao design thinking na formação de professores de química, a pesquisa buscou desenvolver uma prática colaborativa e reflexiva, fundamentada em teorias pedagógicas críticas, visando formar professores capazes de questionar o status quo e promover uma educação mais justa e inclusiva por meio de habilidades como empatia, colaboração e experimentação, incentivando a criação de materiais didáticos inovadores e socialmente relevantes.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

ANDRÉ RUELA, B.; AUGUSTO ASSIS FAUSTINO, G.; CANAVARRO BENITE, A. M.; ROBERTO MACHADO BENITE, C. O DESINGN THINKING NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O FAZER CRÍTICO NO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 338–343, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2175. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química