UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Resumo
O ensino de química deve possibilitar que os estudantes compreendam os fenômenos químicos envolvidos no cotidiano e possam associá-los com o conteúdo científico apresentado em sala de aula. O processo produtivo do biodiesel é uma temática que possibilita uma contextualização em sala de aula dos processos químicos, econômicos e sociais envolvidos. A obtenção do biodiesel pode ser através de dois processos: transesterificação e esterificação. A reação de transesterificação é formada por três reações consecutivas reversíveis. O ensino por investigação exige que o professor utilize habilidades que auxiliem os estudantes na resolução de problemas, a interagir com os seus colegas, com os materiais dispostos e com conhecimentos já sistematizados e existentes. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da oficina de produção de biodiesel utilizando a metodologia investigativa no laboratório de química. A oficina intitulada “Produção de Biodiesel e o Ensino de Química” ocorreu durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia – (SECITEC), no Instituto Federal de Goiás - IFG, campus Itumbiara, pelo grupo PET Química IFG e contou com a participação de 33 estudantes de diferentes cursos do campus. A turma mista de diversos grupos do campus resultou em diferentes resultados para a atividade. A realização da metodologia investigativa foi satisfatória para a aprendizagem significativa dos estudantes, e permitiu perceber algumas dúvidas relacionadas a interpretação das condições estequiométricas da reação de transesterificação.