UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Autores

  • Tatiana Silva IFG - ITUMBIARA
  • Cleisla Pereira Firmino IFG
  • Gustavo Henrique Silva IFG
  • Pedro Augusto Prata Barbosa IFG

Resumo

O ensino de química deve possibilitar que os estudantes compreendam os fenômenos químicos envolvidos no cotidiano e possam associá-los com o conteúdo científico apresentado em sala de aula. O processo produtivo do biodiesel é uma temática que possibilita uma contextualização em sala de aula dos processos químicos, econômicos e sociais envolvidos. A obtenção do biodiesel pode ser através de dois processos: transesterificação e esterificação. A reação de transesterificação é formada por três reações consecutivas reversíveis. O ensino por investigação exige que o professor utilize habilidades que auxiliem os estudantes na resolução de problemas, a interagir com os seus colegas, com os materiais dispostos e com conhecimentos já sistematizados e existentes. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da oficina de produção de biodiesel utilizando a metodologia investigativa no laboratório de química. A oficina intitulada “Produção de Biodiesel e o Ensino de Química” ocorreu durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia – (SECITEC), no Instituto Federal de Goiás - IFG, campus Itumbiara, pelo grupo PET Química IFG e contou com a participação de 33 estudantes de diferentes cursos do campus. A turma mista de diversos grupos do campus resultou em diferentes resultados para a atividade. A realização da metodologia investigativa foi satisfatória para a aprendizagem significativa dos estudantes, e permitiu perceber algumas dúvidas relacionadas a interpretação das condições estequiométricas da reação de transesterificação.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

SILVA, T.; PEREIRA FIRMINO, C.; HENRIQUE SILVA, G.; AUGUSTO PRATA BARBOSA, P. UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 355–365, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2177. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química