EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES DE NATUREZA DOS EDUCANDOS DA EJA

Autores

  • Fernanda Gratão Lemes Universidade Federal de Goiás
  • Leonardo da Costa Vergara Universidade Federal de Goiás
  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho tem como ponto de partida a inserção da Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades dos educandos desta modalidade de ensino. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa do tipo qualitativa, com o objetivo de compreender tais particularidades e, através de entrevistas com os educandos, levantamos as suas Histórias de Vida para posterior análise. Entendemos que tal abordagem metodológica fornece elementos para compreender como se deu a relação dos educandos da EJA com a natureza. Os resultados aqui apresentados são parte da pesquisa intitulada “A história de vida dos Educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas contribuições para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental (EA) no contexto da EJA”. No qual, a partir das análises das entrevistas, levantamos as concepções de natureza construídas pelos educandos. Assim, percebemos que tais conceitos foram construídos através de fortes vínculos destes com o mundo do trabalho, e constituem cinco categorias de análise: romântica, utilitarista, naturalista, generalizante e sócio-ambiental. Entendemos que a Educação Ambiental crítica possui grande potencial no sentido de gerar discussões a respeito desses conceitos de natureza aqui apresentados

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Publicado

2011-10-01

Como Citar

GRATÃO LEMES, F.; DA COSTA VERGARA, L.; DE DEUS PARANHOS, R. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES DE NATUREZA DOS EDUCANDOS DA EJA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 5–20, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/218. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade