AS INTERVENÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O artigo tem como finalidade apresentar as conclusões da realização e aplicação dos conhecimentos realizadas intervenções pedagógicas, em um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de tempo integral do município de Jataí Goiás, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2022, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em conformidade também com a Matriz de Habilidades do município de Jataí-Go. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, que se divide em duas etapas a primeiro levantamento bibliográfico e a segunda realização de intervenção. A problemática buscar analisar a situação em que o aluno X, que é diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), não havia alcançado as habilidades propostas pelo currículo estudado em prática para uma tentativa de se tornar um mecanismo de colaboração para o desenvolvimento de alunos e professores e auxiliar na apropriação das mesmas. A fundamentação aqui vigente se embasa em autores como: Izquierdo, (2011), Lent, (2001), Ventura (2010) e Mora (2004), entre outros.